Macaron – pâtisserie

 

 

arabescoazul

 

Que Paris é a capital das confeitarias, “pâtisseries”, não é novidade para ninguém. Eu vou
Começar este post com  uma das receitas de doces mais tradicionais da pâtisserie francesa.
O macaron. A primeira vez que experimentei foi quando estive em Paris. Andar pelas ruas de lá e não se deparar com as belas confeitarias, é impossível. Elas estão em todos os cantos, enchendo as ruas de charme e aroma. Elegantes, convidativas, um apelo irresistível e se tratando de pâtisserie, o macaron, não poderia ficar de fora. Eu fui apresentada ao macaron, numa das mais tradicionais pâtisseries da França e inventora dessas delícias em 1862, Ladureé, da rue Royale. O lugar é tradicionalíssimo, elegantíssimo, os doces são todos magníficos e o que falar do macaron? Para mim, inigualável! Não só pelo paladar, mas também  pelo que se vivencia no lugar. E a minha segunda vez com o macaron, hehe, foi também na Franca, Cannes. La Maison Du chocolat, não tenho nem palavras para dizer, espetacular! Eu escolhi o sabor “Salvador” por que será né? Mas a boa é quê, para experimentar um macaron legitimo, não precisa mais ir às belas pâtisseries francesas, pode-se experimentar aqui mesmo no Brasil, na lendária Ladureé, que se encontra em São Paulo, no shopping Iguatemi JK.
Ou então, que tal? Tentar a receitinha abaixo. Tem que ter força de vontade, porque parece simples, mas, tem seus mistérios, Fica a dica.

 

 

arabescoazul

 

 

BeFunky_ladurr.jpg

 

 

arabescoazul

 

BeFunky_laduree.jpg

 

 

arabescoazul

 

 

macorron

 

arabescoazul

 

LADUREE-PASSION4LUXURY-2

 

arabescoazul

 

LADUREE-PASSION4LUXURY-3

 

 

arabescoazul

 

 

doceria

 

 

arabescoazul

 

 

receita macaron receita macaron recheio

 

arabescoazul

 

 

Preparo recheio

Em uma panela, adicione as raspas do limão, amido e açúcar. Misture bem. Acrescente os ovos e o suco do limão. Leve ao forno brando e cozinhe até que engrosse. Tire do fogo, mexa bem e acrescente a manteiga misturando bem. Quando esfriar, guarde na geladeira por pelo menos 12 horas, ok?

Preparo macaron

 

Peneire a farinha com o açúcar de confeiteiro, misture bem.
Aqueça as claras com açúcar refinado (pode ser nas micro-ondas) para tirar a viscosidade. Em seguida, bata na batedeira até forma um merengue bem firme (em neve).
Acrescente bem devagar a mistura da farinha de amêndoa com o açúcar de confeiteiro, para não amolecer a clara em neve, mexa pouco e devagar. Por fim, acrescente o corante alimentício em pó de sua preferencia, mexa devagar, só para misturar.
Coloque no saco de confeiteiro, corte o bico e sobre um tapete de silicone, tem a opção desse tapete já como formato das bolachinhas, faça bolachinhas de 4cm de diâmetro  e feito isto, espere 15 minuto,  enquanto descansa pré-aqueça o forno a 160 (forno baixo).
O tempo e a temperatura variam. Vai depender do seu forno. Fica a dica.
A parte mais complicada é o forno: requer atenção dobrada! Você pode tentar com 160º por  12 a 15 minutos fiquem de olho! Forno quente demais racha e se ficar dourado, vira suspiro.
Ele tem que ter o ponto certo, para formar o pezinho. Vai tentando… vai quê, você consiga de primeira! Hehe.
Espere esfriar e com delicadeza desgrude da forma e recheie com o saco de confeiteiro.
De resto: é só saborear acompanhado de um delicioso chá de maça com canela.
Adorooo!

Fica a dica: você também pode usar papel manteiga, se tiver alguma dificuldade em encontrar o tapete de silicone. Para soltar as bolachinhas, tente um pano úmido por baixo do papel manteiga por alguns segundos.

 

macaron la maison du chocolat

 

 

arabescoazul

 

 

 la maison du chocolat

eu, em Cannes-frança

 

 

 

 

 

Be Sociable, Share!
  • Twitter
  • Facebook
  • email
  • LinkedIn
Lu Andrade